Preço e Estoque
Olá, você está muito próxim@ de ter o seu produto publicado!
Após cadastrados todos os dados do produto nós precisamos agora precificar e adicionar as informações de estoque.
1. Preço do produto
1.1 Preço base
Nesta seção você deverá definir o preço de venda do seu produto. Nessa configuração, você poderá adicionar um desconto percentual à ele e seu preço de custo para o sistema calcular sua margem de lucro. O preço de custo não ficará visível para seu cliente, ele existe apenas para que nós possamos calcular o lucro estimado que você irá obter à partir dos valores inseridos.
- Preço de venda: é o preço base que você gostaria de vender o seu produto. Será em cima desse preço que serão aplicados os descontos que você disponibilizará em sua loja.
- Desconto: é uma % de desconto que você gostaria de aplicar no seu produto. Esse valor percentual será aplicado em cima do preço de venda e irá gerar um preço promocional. Os descontos podem ser adicionados, alterados ou removidos a qualquer momento e pode ser usado como estratégia para campanhas de vendas.
- Preço de custo: é o quanto custa para você vender esse produto na loja. Esse preço de custo não ficará visível para seu cliente, será utilizado apenas pelo sistema para calcular o lucro estimado que você irá obter à partir do valor de venda.
- Preço promocional: é o valor pelo qual seu produto será disponibilizado para venda, caso tenha sido adicionado algum percentual de desconto nele. Se não tiver sido adicionado nenhum desconto, ele será o mesmo valor do “Preço de venda”. Esse campo é bloqueado para edição, tendo em vista que ele já faz o cálculo automaticamente a partir do preço de venda e da % de desconto que você cadastrar nos campos anteriores.
- Lucro estimado: é a margem de lucro que você vai ter ao vender seu produto. O cálculo do lucro estimado é feito considerando o preço promocional e o preço de custo do seu produto e pode te ajudar a saber se você está vendendo por um bom preço e tendo o lucro desejado.
Na imagem abaixo você pode ver um exemplo de como é exibido na sua loja a aplicação do preço e do preço promocional (caso seja aplicado um desconto). Nesse caso, o preço riscado é o “Preço de venda” e o preço em maior destaque é o “Preço promocional”.
1.2 Preço por variação
Além da configuração do preço base que é aplicado para o produto todo (incluindo as variações, caso possua), existe a possibilidade de configurar preços diferentes entre as variações. Esse é um recurso que pode ser utilizado quando, por exemplo, você gostaria de dar desconto a produto de cor ou tamanho específico para encerrar o estoque ou porque ele é mais exclusivo ou caro para produzir.
Essa mudança no preço de alguma variação deverá acontecer na tabela “Variações” onde também é registrado a movimentação de estoque dentro do sistema.
Para fazer o processo de cadastrar um preço específico para uma variação, desvinculando do preço base é necessário seguir o seguinte passo a passo:
1. Clicar no ícone de corrente que se encontra ao lado direito do campo de “Desconto”. Isso liberará para edição os campos “Preço” e “Desconto” da variação que você liberou. No exemplo abaixo, liberei da variação “Preto”
2. Ao liberar o campo de edição, é possível cadastrar um novo “Preço de venda” no campo “Preço” e é possível adicionar uma % de desconto para oferecer um preço promocional. No exemplo abaixo, o preço foi alterado de R$399,00 para R$359,00 e oferecido um desconto maior (saindo de 10% para 15%).
3. Após mudar o preço de uma ou mais variações que desejar, é necessário apenas salvar as alterações do produto para liberar na loja.
2. Estoque do produto
2.1 Disponibilidade de envio
No cadastro de estoque do produto, o primeiro passo é determinar a Disponibilidade de envio do seu produto. Essa informação significa o tempo que você precisa para o produto estar disponível para retirada ou envio e é adicionado diretamente ao prazo de entrega estimado para o cliente.
Por exemplo, se você faz o seu produto sob demanda, seria necessário adicionar o tempo de produção no prazo de entrega para o cliente saber quando poderia receber o seu produto. Então para esses casos a disponibilidade de envio não é imediata.
É possível considerar disponibilidade imediata para casos que o seu produto estará disponível para retirada ou você irá postar o produto no mesmo dia ou no dia seguinte à confirmação de pagamento.
2.2 Controle de estoque
Após configurar a disponibilidade de estoque, é preciso definir se existirá ou não controle de estoque na sua loja. As duas configurações funcionam da seguinte forma:
- Controle de estoque desativado: não há limitação de venda para o seu produto, é considerado um estoque ilimitado. Enquanto ele estiver ativo na sua loja, poderá ser vendido, independente do volume de vendas que existir.
- Controle de estoque ativado: seu produto terá uma quantidade definida de estoque cadastrada, podendo ser adicionado mais estoque a qualquer momento. Se tiver com o estoque “0” ele aparecerá na sua como “Indisponível”, impossibilitando de adicionar ao carrinho.
2.3 Comportamento para produto esgotado
Caso opte pelo controle do estoque, será necessário primeiramente definir qual deverá ser o comportamento do sistema quando seu estoque esgotar:
- Tornar indisponível: caso deseje parar de vender uma vez que o produto se esgote, você deve manter a opção “Tornar indisponível”. Então o produto ficará indisponível para venda até que você adicione mais estoque.
- Aumentar o prazo de entrega: caso deseje continuar vendendo, você deve selecionar uma das opções seguintes de “Aumentar o prazo em…”, selecionando a quantidade de dias que você precisaria para reestabelecer seu estoque. Um exemplo de aplicação dessa opção é se você vende camisetas e as disponíveis para pronta entrega acabaram. Se você produz mais camisetas em 3 dias úteis, bastaria selecionar a opção “Aumentar o prazo de entrega em 3 dias úteis” para não parar de vender sem estoque. Vale ressaltar que nesse caso, seu estoque aparecerá negativado, já que seu produto continuará sendo vendido.
2.4 Movimentação de estoque
Em seguida nós devemos adicionar as quantidades relacionadas à cada variação daquele produto e o sistema irá gerenciar este estoque sempre que houver uma venda, reposição ou retirada manual.
Para adicionar ou remover estoque de um produto, siga o passo a passo:
1. Clique na quantidade de estoque que você deseja alterar.
2. Ao clicar no número, abrirá o campo para adicionar ou remover estoque. Para adicionar, colocar apenas o número e no caso de redução, é necessário adicionar um número negativo (-3, por exemplo). Caso deseje, pode adicionar ou remover a partir dos botões + e -.
4. Ao adicionar o estoque, no campo de texto adicione o que gerou essa movimentação. Podendo ser uma reposição de estoque, cliente que devolveu um produto, perda de produto por avaria, dentre outros exemplos.
5. Após realizar o processo, deverá clicar OK, verificando que suas alterações estão prontas para serem salvas. Para concretizar as movimentações, é necessário salvar o produto. Enquanto não for salvo, ele ficará com um alerta indicando que a movimentação ainda não foi salva.
2.5 Histórico de movimentação
A última seção é o Histórico de movimentações e ele registra toda adição e remoção feitas manualmente, bem como quando um pedido é realizado e aquele item é subtraído do estoque. Veja o vídeo abaixo para entender melhor a dinâmica:
[inserir embed de vídeo aqui]
Ao finalizar as inserções de estoque o seu produto está pronto para ser publicado. Basta então clicar no botão “Salvar e Publicar” e pronto! Seu produto já está no ar.
Espero ter lhe ajudado! Até a próxima 🙂