Novo produto
Olá, você já criou sua conta e está seguindo um dos primeiro passos para que sua loja virtual comece a vender 🙂
Para adicionar um novo produto, acesse a sessão Catálogo > Produtos no seu painel administrador e em seguida clique em “Adicionar Produto”
1. Identificação do produto
A identificação do produto é a seção onde você trará as informações básicas do produto para que o cliente o identifique em sua loja:
- Nome do produto: nome que o produto irá exibir em sua loja, no Portal e na Rede de Negócios.
- Código SKU: é o código único para identificar seu produto dentro do ecossistema. Este código é gerado automaticamente, mas pode ser editado se desejar, bastando apertar no lápis (✎) ao lado do campo.
O SKU é utilizado para fazer todas as relações e acompanhamentos dos produtos, sendo um código identificador único dentro da sua loja.
Ex: se houver alguma dúvida ou inconsistência relacionada a algum produto específico, nossa equipe de suporte será capaz de identificá-lo mais rapidamente através do código SKU.
- Modelo: esse é um campo opcional. Caso seu produto tenha modelos, insira aqui e aumente a qualidade do produto cadastrado, isso poderá lhe render mais visualizações através da Rede de Negócios e Portal. Ex: iPhone 13 Pro ou iPhone 13 Pro Max.
- Fabricante: esse é um campo opcional. Se o seu produto não é de fabricação própria ou não possui um fabricante específico, insira aqui o fabricante e aumente a qualidade do produto cadastrado. Essa informação poderá enriquecer ainda mais a exibição dele na busca e poderá lhe render mais visualizações através da Rede de Negócios e Portal. Ex: Apple ou Samsung.
- Código de Barras: esse é um campo opcional. Se o seu produto contém um código de barras, insira aqui e e enriqueça o cadastro do seu produto, isso poderá lhe render mais visualizações através da Rede de Negócios e Portal.
2. Apresentação do produto
A seção de apresentação do produto é será trabalhará a parte mais descritiva do produto, seja por meio de conteúdo de texto, fotos ou vídeo. É uma parte fundamental do seu cadastro, porque esses certamente serão pontos que farão diferença na hora da venda.
2.1 Galeria de fotos
A galeria de fotos pode ser uma das partes mais importantes do cadastro do produto, porque é a partir dela que você pode mostrar em mais detalhes o produto e encantar o seu possível cliente. Você pode tirar suas próprias fotos ou usar fotos oficiais do produto.
Você poderá adicionar até 10 fotos que serão exibidas na página do seu produto. Para isso, clique no quadrinho com o símbolo “+” e selecione as fotos no seu dispositivo. Caso deseje, é possível selecionar várias fotos e adicionar de uma única vez.
A primeira foto adicionada será utilizada como foto de capa/destaque, ou seja, aparecerá nas listagens da sua Loja e também do Portal e Rede de Negócios.
Caso deseje excluir uma foto, basta clicar no X no canto superior direito da mesma.
2.2 Vídeo do produto
O consumo de vídeos cresce há anos e pode ajudar seu cliente a escolher seu produto, aumentando as chances de venda. Caso você não tenha um vídeo próprio ou condições de produzir um, busque no YouTube algum vídeo oficial da fabricante (se existir) ou de algum especialista falando sobre o produto.
Para cadastrar o vídeo no seu produto é necessário apenas adicionar o link do vídeo do YouTube. Se for um vídeo produzido por você, será necessário primeiro disponibilizá-lo no YouTube fazendo um upload em um canal.
Assim como para adicionar, remover o vídeo do seu produto é bastante simples, bastando remover a URL cadastrada no campo “Link do vídeo”.
2.3 Descrição do produto
Na descrição do produto, escreva todos os detalhes do seu produto que possam interessar ao consumidor. Tamanho, tipo de material, especificações técnicas, como pode ser utilizado etc. É muito importante enriquecer a descrição para que o seu usuário não fique com dúvidas e precise procurar informações em outros lugares.
3. Peso e Dimensões para envio
A parte de pesos e dimensões do produto será muito importante para os cálculos de custo de envio, seja ele por meio de correios ou outras transportadoras ou motoboy. Ao fazer esse cálculo, sempre considere o produto dentro da sua embalagem (o celular ou tênis dentro da caixa, por exemplo).
3.1 Formato do produto
O formato do produto está relacionado a se é um produto físico ou digital, informação importante para considerar se será necessário ou não o envio.
- Físico: produtos físicos precisarão ser entregues ou retirados presencialmente, sendo necessário especificar outras informações. Ex: celular, notebook, itens de decoração, roupa, etc)
- Digital: produtos digitais são disponibilizados virtualmente, não existindo a necessidade de entrega física. Podem ser um acesso disponibilizado numa plataforma, uma arte digitalizada, uma licença ou ebook enviado por email etc.
3.2 Peso e dimensões
Se o seu produto for físico, você precisará preencher os seguintes critérios para que os meios de envio (correios e transportadoras) possam calcular corretamente o frete do seu produto.
- Peso: pese o seu produto nas condições em que será enviado, na maioria dos casos uma balança de cozinha será suficiente. Ao cadastrar o peso, será possível usar a unidade “gramas” (g) ou “quilos” (kg). Caso você mude a unidade, não se preocupe, o nosso sistema fará a conversão automaticamente (1000g para 1kg, por exemplo).
- Dimensões: (Largura x Comprimento x Altura): meça, com o auxílio de uma régua ou trena, a Largura, Comprimento e Altura do seu produto e preencha nesta ordem. Ao cadastrar as dimensões, será possível usar as unidades “milímetros” (mm), “centímetros” (cm) e “metros” (m). Caso você mude a unidade, não se preocupe, o nosso sistema fará a conversão automaticamente (100cm para 1m, por exemplo). Segue uma ilustração exemplo dos Correios:
Entenda melhor como deve ser feito a medição no artigo Como medir o peso e as dimensões para envio
4. Características do produto
Esta seção é importante para que você possa cadastrar produtos que seguem um mesmo modelo, mas possuem alguma variação que os difere. Isso significa que o cliente final terá a possibilidade de escolher que variação do produto ele deseja e você, lojista, poderá controlar os preços e estoques dessas variações de forma individual na aba Preço e Estoque.
Para saber mais informações de controle de preço e estoque para variações, acesse o nosso artigo Preço e Estoque
Por padrão o sistema exibirá a variação de “Cor” aberta. Caso seu produto não tenha variação de Cor ou não tenha qualquer variação, basta realizar a exclusão clicando no X do lado direito da mesma – esta mesma ação serve para a exclusão de qualquer característica adicionada posteriormente.
Caso queira adicionar uma nova característica, basta selecioná-la no campo “Adicionar nova característica”. As características que são disponibilizadas de forma nativa pelo SuperOne são: Cor, Tamanho, Voltagem e Polegadas.
Se o produto possuir uma variação, após ela ser adicionada você deve preencher quais são as variações digitando e pressionando enter para criar cada uma delas no campo:
Se você optou por adicionar variação de Cor, irá notar que uma tabela irá se formar logo abaixo para que você possa selecionar a cor correspondente aquela variação. Para isso, clique no círculo da coluna “Cor”e utilize a grade de cores como exemplificado abaixo. Isso facilitará com que seu cliente visualize a cor que está escolhendo.
Após selecionar a cor, será possível selecionar também uma foto do produto relacionado à cor. Assim, quando o seu cliente selecionar a cor especificamente, já será exibida na galeria a foto do produto relacionado (facilitando o entendimento e a cor).
Desta maneira ao navegar na sua loja o cliente irá visualizar uma foto exata do produto na cor desejada quando selecionada. Exemplificando o efeito:
https://www.loom.com/share/0032f8fb38064b868404a66745c6d057?sid=313983e4-fba7-449f-b345-7907b9a09c22
5. Organização do produto
A seção de organização ajudará você a categorizar seus produtos dentro da loja, contribuindo para facilitar a navegação dos seus clientes e o oferecimento de produtos relacionados, aumentando a chance de vendas.
5.1 Categoria na sua loja
Esta área é de extrema importância para que o seu cliente consiga navegar tranquilamente pela sua loja para encontrar o que lhe é de interesse. Selecione a categoria (obrigatório) e a subcategoria (opcional) em que deseja que seu produto seja encontrado.
Nesta área é possível também criar novas categorias e sub-categorias da sua loja caso não haja uma criada anteriormente. Para isso, selecione a opção “Adicionar categoria” na listagem de Categorias e Subcategorias ou clique em “Adicionar subcategoria”.
Para saber mais sobre a organização da sua loja em categorias e subcategorias, você pode acessar o nosso artigo Categorias,
5.2 Categoria no Marketplace
As categorias do marketplace são uma árvore pré-determinada pelo SuperOne e não podem ser editadas. Elas servem para que todos os produtos do ecossistema estejam dispostos da melhor forma possível para o cliente final no Portal e também para relacionar produtos na Rede de Negócios.
A seleção das categorias no marketplace é obrigatório, sendo necessário informar os três níveis de categoria (os três campos), a menos que o último campo não tenha opções disponíveis.
5.3 Palavras-chave do produto
Preencha algumas palavras-chave que tenham relação com seu produto. Para adicionar uma nova palavra basta pressionar enter ou espaço.
É importante para ajudar a criar relações e facilita a busca do cliente. Mantenha aqui palavras simples. Tomando por base o exemplo acima (Bicicleta do Batman) poderíamos ter as seguintes palavras-chave: batman, bicicleta, infantil, criança, kids, brinquedo etc.
Espero ter ajudado! O próximo passo é adicionar Preço e Estoque ao seu produto e também temos um artigo sobre isto, é só Clicar Aqui.